quarta-feira, 27 de abril de 2011

Drenagem linfática

O método de drenagem linfática manual surgiu em Paris, em 1932, foi desenvolvido pelo terapeuta dinamarquês Emil Vodder que trabalhava junto com sua esposa, na Riviera Francesa, por isso, é muito mais popular na Europa que no Brasil. Considerado um método de massagem altamente especializado, deve ser realizado por fisioterapeutas ou profissionais com profundos conhecimentos de anatomia e fisiologia do sistema linfático. Ao contrário do que se pensa, a Drenagem Linfática não dói e se bem empregada pode combater um dos maiores inimigos da mulher: a celulite
A massagem consiste em manobras suaves, lentas, rítmicas e relaxantes, com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo. Uma pressão que cause dor pode romper vasos e formar hematomas, trazendo complicações para o quadro da paciente. Também se deve ter conhecimento de que os capilares linfáticos estão localizados logo abaixo da pele e acima dos músculos, portanto não existe "Drenagem Linfática Profunda",
ESTÍMULO DA CIRCULAÇÃO

Os movimentos da massagem seguem o trajeto dos vasos linfáticos, o que melhora as funções essenciais do sistema venoso e linfático. A principal finalidade é mobilizar a corrente de líquidos que está dentro dos vasos linfáticos com objetivo de movimentar a linfa em direção aos gânglios (nos capilares linfáticos, esse líquido passa a se chamar linfa). Esta prática melhora a circulação sanguínea, por isso, é recomendada no tratamento de celulite, porque elimina líquido. Podem causar a retenção de líquidos uma dieta rica em sal e gordura, alterações hormonais, problemas circulatórios, processos inflamatórios, roupa apertada, entre outros. Assim, o corpo fica sobrecarregado por um excesso de liquido que não consegue reabsorver, ocasionando a celulite.

A estagnação dos gânglios linfáticos também pode causar dor, desconforto e corpo inchado. A estimulação da circulação linfática ajuda o corpo a eliminar toxinas e auxilia na nutrição dos tecidos. Embora todos os tipos de massagem estimulem a corrente linfática, a técnica de Vodder é focada na drenagem do excesso linfático. “A Drenagem Linfática também é ótima para cólicas menstruais, em gestantes alivia dores nas pernas e a sensação de peso, também funciona muito bem para minimizar hematomas e evitar processos fibróticos nos pós-cirúrgicos, como plásticas e lipo”, recomenda.

2 comentários:

  1. Oi Silvia. Realmente, hoje em dia, a massagem – em todas suas formas – só veio ajudar nos tratamentos de saúde. Seja para aliviar a tensão, seja para relaxar, seja para fins terapêuticos. De qualquer forma, a massagem ajuda na nossa auto-estima. A massagem pode ser utilizada, inclusive, como complemento de um tratamento médico. Certamente ajudaria, e muito, na recuperação do paciente. Segundo pesquisas, os brasileiros ainda não estão muito acostumados com as massagens. Uns acham que não tem efeito prático, outros acham que não precisam. No entanto, em países da Europa e na Ásia, as massagens, há séculos, já são difundidas e são largamente utilizadas. Eu mesmo, quando estava no Japão, em uma sauna, percebi que havia massagistas de plantão. E permaneciam ali para aplicar a massagem em pessoas que estavam tensas, depois de um dia de trabalho estressante. Bem é isto!!! Ahh... a propósito!!! Coloquei o seu blog na minha “lista de blogs amigos”, lá no meu espaço ok, espero que não se importe. Parabéns pelo seu blog, e muito sucesso. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. não vai atualizar este blog não... Cansei de ler a mesma matéria. Até já decorei. Bjs!!!

    ResponderExcluir